Ordem de Xantyx

A Ordem de Xantyx é uma seita de magos cuja prática cai entre a magia arcana secular e o shamanismo. O resultado é uma classe de místicos que se dedicam ao estudo e prática de magia arcana sob influência de entidades extra dimensionais.

A semelhança com os magos clássicos é que os Iniciados Xantyx também tem Magery e seguem o estudo estruturado da magia como força neutra e não sapiente da natureza, a diferença é que a aliança ou pacto com os habitantes do plano de Xantyx habilita acesso fácil a conhecimentos ocultos mas limita a conduta do Iniciado, que deve agir de forma responsável e amigável para com seus correligionários e evitar o uso de armas marciais afiadas já que derramamento de sangue indiscriminad é mau visto.

A semelhança com os shamans é que os Iniciados também mantém contato (constante) com pelo menos um ente espiritual que atua como mentor, a diferença é que os espíritos Xantyx não conferem magias diretamente ao místico, havendo a necessidade do estudo e aprendizagem dos pre-requisitos em geral. Os iniciados também não tem habilidades oraculares inatas, salvas raras exceções, pois pessoas com essa condição ficam abertas ao contato com uma gama muito maior de entidades espirituais e acabam seguindo o shamanismo clássico ao invés de ficarem restritas exclusivamente a um pequeno grupo de entes extra planares.

A Ordem em si não é grande ou famosa, os membros são independentes mas cooperam entre si. Aqueles que decidem por se fixar em um lugar geralmente estabelecem pequenas e modestas casas comunitárias e procuram por candidatos adequados para serem apresentados à Ordem e aos Mistérios de Xantyx. Essas casas comuitárias ou templos funcionam como mosteiros, os habitantes compartilham refeições, afazeres diários e conversam e debatem sobre todo tipo de assunto, principalmente os arcanos. Os dividendos vem de serviços prestados à comunidade, principalmente quando há demanda por métodos mágicos, alquímicos ou de encantamentos. O aldeão ou cidadão comum geralmente não sabe a diferença entre a Ordem de Xantyx e as outras guildas de magos pois a maioria dos rituais Xantyx que diferenciam a Ordem são praticados de maneira privativa para não alvoroçar a população.

Não existe uma hierarquia rígida na Ordem que dê regalias ou privilégios, mas existem posições que conferem um certo reconhecimento perante os demais membros. Essas posições seriam: Recruta, Iniciado, Adepto, Mestre, Viajante. Cada posição é precedida de um ritual simbólico e outro funcional que formaliza o avanço no conhecimento dos Mistérios.

Uma prática digna de nota é a Peregrinação do Iniciado. Logo após o domínio do ritual que liga o tutor espiritual a um item dedicado, o membro passa de Recruta para Iniciado e é enviado sozinho pelo mundo para experimentá-lo de maneira prática sob tutelagem de seu mentor.

Voltar

Ordem de Xantyx

Pandora's Dawn gustabass